AS MULTIFACES DA BASSO

27/03/2024

AS MULTIFACES DA BASSO

Quando falamos na marca gaúcha Basso sempre é gerada uma expectativa, um consenso e, mas que isso, uma confiança natural em aproveitar uma experiência de qualidade marcante. Há sempre uma novidade boa te aguardando.

Uma das vinícolas mais importantes de Farroupilha, a Basso é grandiosa e não para nunca. Em pleno lockdown da pandemia em 2020, lançou novos rótulos da sua coleção Monte Paschoal (Dedicato), personalizando inclusive uma máscara, que foi bastante útil naquela temporada.

Em 2023, a multifacetada vinícola ampliou seu portfólio aproximando a marca chilena Santa Alba, a portuguesa Alma de Lisboa, a adorável linha jovial e refrescante Mayos e os espumantes Extra Brut Monte Paschoal dos apreciadores de vinho.

No que se refere a vinho brasileiro, é notável que a marca Basso, fundada na década de 40, seja uma vinícola com história, valores, mãos virtuosas e terroir particular para a produção de vinhos inspiradores.

Nas últimas oito décadas a marca gaúcha se consolidou no país com seus espumantes (em especial o Moscatel) e coleção de prêmios, contudo, a vinícola vem investindo em tecnologia, tradição e inovação para vinhos, apresentando resultados significativos no paladar.

Por conta das altas temperaturas que vem fazendo no Brasil, em especial em São Paulo, começaremos destacando o Mayos Green Frisante. A garrafa é linda e o vinho é leve e refrescante – tudo que precisamos para acalmar esse calorão. Trata-se de um frisante branco elaborado com uva Moscato de Farroupilha. Nos aromas notas de fruta de polpa amarela, maçã verde, cítricos e toque floral. No paladar é agradável, bem tropical, leve e com o dulçor equilibrado da própria uva. Traz 8% de teor alcoólico e baixas calorias. Uma grata surpresa apresentada na Prowine 2023.

Ainda falando de refrescância, temos as adoráveis borbulhas do Monte Paschoal Extra Brut Chardonnay e do Monte Paschoal Extra Brut Rosé Pinot Noir. São espumantes que chamamos de coringa. Eles funcionam para todas as ocasiões. O espumante com a uva Chardonnay traz notas de frutas maduras, frutas cítricas e aromas de panificação. No paladar é cremos e fresco. Vai te acompanhar em todos períodos do ano, facilmente. Já a versão Rosé de Pinot Noir é floral com aromas de frutas vermelhas, amoras e mirtilo. Na boca é fresco, elegante e untuoso.

Voltando na coleção Mayos temos o Mayos Jovem Rosé e o Mayos Red Blend (Bourbon Barrel Aged).

O Mayos rosé já avisa no rótulo que é jovem e cheio de autenticidade. É um blend de Moscatéis (95%) e Merlot (5%). Nos aromas notas de pêssego, laranja e limão siciliano. No paladar é fácil de beber, frutadinho e com acidez gostosa. Um vinho gluglu.

Já o Mayos Red Blend é um vinho chileno do Vale Central (blend de Cabernet Sauvignon, Merlot e Syrah). Traz um estilo mais amadeirado com notas aromáticas de cassis, baunilha e cacau – que já te ganha no nariz. Na boca uma acidez equilibrada com taninos granulados e final de boca marcante de fruta madura.

Do Chile também temos por aqui, o Santa Alba Gran Reserva Cabernet Sauvignon, da região de Curicó. Com passagem por carvalho francês por 18 meses o vinho resulta em ameixa, mirtilo, cereja preta e toque de baunilha. No paladar é volumoso, frutado, com acidez agradável e taninos macios. Fará boa companhia à uma carne assada.

E por fim, fechamos a experiência com Portugal. Uma grata surpresa da região de Lisboa, intitulado de Alma de Lisboa. Esse blend de Syrah, Caladoc e Aragonez é fresco, saboroso e jovem no paladar, onde as frutas vermelhas predominam. Na boca é macio com taninos aveludados e final marcante. Um vinho gluglu para aproveitar com amigos.

 

Por Glaucia Balbachan

Fotos: Empratado

www.empratado.com.br

Galeria

Outras Notícias

Del Grano Rosé é Ouro

25/08/2023

"Pela valorização e enobrecimento do produto brasileiro de maior tradição!"

Leia mais

Certificado 100+

30/06/2023

Vinícola Basso recebe o Certificado 100+ de Farroupilha

Leia mais

EFFERVESCENTS DU MONDE

07/12/2023

Monte Paschoal Moscatel Rosé Brilha com Medalha de Prata no Effervescents du Monde 2023

Leia mais
Desenvolvido por: intervene.com.br